20130817_102202_resized

Por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio, 17 de agosto, aconteceu, no Museu Joaquim José Felizardo, uma homenagem ao Mercado Público Central de Porto Alegre. Com a mesa redonda composta por profissionais que acompanharam as lutas e os projetos pela preservação e restauração do Mercado, em suas várias facetas, a historiadora Elizabete Breitman, a arquiteta Dóris Oliveira (do Monumenta/POA) e o jornalista Rafael Guimaraens, e com a presença da representante regional do Ministério da Cultura, Margarete Moraes e do coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, arquitetoLuiz Antônio Custódio, o evento emocionou os participantes.

No auditório – uma bela sala no segundo andar do Museu – estavam presentes funcionários do museu, estudantes e professores universitários, profissionais ligados a arquivos e museus da cidade e público em geral, cujo ponto de união entre todos é o amor e o interesse por este bem cultural de nossa cidade. O primeiro mercado foi inaugurado em 1844, na atual Praça XV de novembro. O atual Mercado, no local onde o conhecemos, foi inaugurado em 1869, em área aterrada do Guaíba, com projeto do engenheiro Firedrich Heydtmann, quando então foram construídas duas docas que ladearem o mercado (Doca do Carvão e Doca das Frutas). Seu tombamento como bem patrimonial foi feito em 21 de dezembro de 1979. A historiadora afirmou que a construção do Mercado, naquela época, foi um ato de coragem, pois além de ser construído em cima de um charco, ele foi o precursor da modernidade da cidade. Trouxe aos presentes inúmeras curiosidades, entre elas, contou que as ‘lojas’ dos permissionários eram chamadas de ‘quartos’ por muito tempo; ali, bem no início, existiram alfaiates, lojas de aviamentos, hotéis e outros comércios.

20130817_095432_resized

Lendo os relatórios antigos da Câmara dos Vereadores, observou que uma das ideias era fazer nos altos do Mercado a Sede da Prefeitura, ideia esta que não foi levada adiante. O Mercado sempre foi local de passeio e contemplação, tendo um papel importante na Memória da população negra da cidade, onde até hoje são preservados seus espaços culturais. O segundo piso foi construído em 1912, para acompanhar a escala do Paço Municipal.

Uma das características “históricas” do Mercado é a exposição e demonstração de mercadorias e o atendimento personalizado: é proibido o auto-atendimento, a fim de preservar a relação vendedor-consumidor. A arquiteta, além de mostrar as fotos dos quatro incêndios ali acontecidos, apresentou-nos os critérios de intervenção, na década de 1990, para a recuperação do que é nosso mercado hoje (com a cobertura passando ao segundo andar) – projeto este que foi liderado por Zeca Moraes e uma equipe de historiadores e arquitetos. Em 1992 aconteceu a recuperação do telhado e em 1994 a cobertura nova. O acervo histórico e cultural do Memorial do Mercado Público não foi perdido durante o último incêndio, pois havia sido deslocado para digitalização. O livro “Mercado Público: palácio do povo” foi apresentado pelo jornalista aos presentes. Todos emocionados com o evento, restou ao coordenador da Memória do Município informar como está o processo de reestruturação do Mercado após o incêndio do mês passado, o qual está em um bom andamento, recebendo apoios dos governos municipal, estadual e federal.

Dra. Nádia Maria Weber Santos


0 comentário sobre “Dia Nacional do Patrimônio: Uma homenagem ao Mercado Público Central”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Cinema

ComicCon RS Docs

Neste postagem iremos apresentar o documentário “CCRS DOCS“, produzido pelo produtor de vídeos e fotógrafo Dênis Pimenta, amante de eventos de cultura pop e frequentador de eventos sobre esse tema á quase 20 anos. Dênis ganhou Leia mais…

Patrimônio Cultural

O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

O que realmente importa no Patrimônio Cultural? Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes Leia mais…

Divulgação de eventos

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março

Arte Sesc promove intensa agenda em Canoas no mês de março Programação contemplará espetáculos de teatro e música, oficinas, literatura e cinema   O Arte Sesc – Cultura por toda parte preparou ampla programação cultural Leia mais…