O que realmente importa no Patrimônio Cultural?

Se você está lendo este post, é porque você se interessa por Patrimônio Cultural. Mas nem todo mundo se importa com esse tema. Aliás, a maioria das vezes você deve pensar que as pessoas não ligam para lugares históricos ou expressões culturais de sua cidade – e que isso é um problema. Afinal de contas, por que há patrimônios culturais? Para que servem? Por que ou para quem eles importam?

Para responder a essas questões, há algumas pistas que você deve seguir. Em primeiro lugar, a relação dos patrimônios com as identidades nacionais. Autoras como Françoise Choay e Richard Handler explicitam isso de maneira clara e interessante: os patrimônios culturais são uma espécie de lastro ou prova material da continuidade de uma nação ao longo do tempo.

Uma segunda pista que você deve seguir é a dos valores, sentimentos e representações. Ulpiano Bezerra de Meneses tem um artigo incontornável a esse respeito. Em linhas simples, podemos dizer que um lugar histórico ou uma expressão cultural em sua cidade importa diferentemente para pessoas e grupos diferentes. Então, ainda que haja aqueles e aquelas que realmente não ligam para os patrimônios culturais, a maior parte das pessoas que se relacionam com tal lugar ou expressão que você categoriza como patrimônio talvez valorizem ou representem esse mesmo lugar/expressão por outros meios. É possível perceber isso mesmo em casos extremos de destruição de patrimônios culturais.

Essas duas pistas são excelentes entradas na seara dos Patrimônios Culturais. Se você quiser saber mais, assista os vídeos de nosso canal do Youtube.

Categorias: Patrimônio Cultural

0 comentário sobre “O que realmente importa no Patrimônio Cultural?”

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Patrimônio Cultural

Canoas: Interstícios de uma Ferrovia

Recentemente, os historiadores Israel Tavares Boff e Airan Aguiar, que desenvolvem pesquisas relativas a Canoas e ao contexto socioeconomico da região metropolitana no século XIX, escrutinaram vasta documentação do Poder Legislativo de Porto Alegre, encontrando Leia mais…

Literatura

Entrevista com Zilá Bernd: A representatividade de João Ubaldo Ribeiro

O baiano João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro,  escritor, jornalista e roteirista, formado em direito, faleceu no último dia 18 de julho de 2014. João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras Leia mais…

Patrimônio Cultural

Revista Memória e Linguagens Culturais

A Revista Memória e Linguagens Culturais é uma publicação semestral de divulgação científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo é veicular produções discentes realizadas no âmbito das disciplinas Leia mais…